Nota do autor: G'Day é o mesmo que oi, bom dia, boa tarde, olá, boa noite (quando chegamos). É usado em qualquer momento do dia, em qualquer ocasião, é coloquial e típico dos Aussies (pronuncia-se Ozis).
Voltando a escrever neste vosso blog, Guguru que aqui se encontra, vai contar-lhes a aventura de tirar a carteira de motorista, a tão desejada full licence. Sim! Agora posso dirigir sozinho e apavorar, digo, andar civilizadamente na Terra Australis.
Tudo começou dia 9 de janeiro quando fizemos o teste teórico no computador da RTA (Road and Traffic Authority, o DETRAN local) de NSW (New South Wales, o estado onde estamos) e passamos, obtendo a Learner Driver's licence, ou a carteira de motorista de aprendiz. Com essa carteira, nós podemos dirigir ao lado de um full licence, fazer aulas de direção e não podemos passar de 80 km/h, além de ter BAC (blood alcohol concentration, nível de álcool no sangue) zero.
Pois bem, de posse deste primeiro documento, fomos ver aulas de direção e pedimos uma indicação para o Rogerinho. Ele passou uma autoescola que ele utilizou os serviços e com um instrutor que era bem rigoroso e detalhista, ou fussy na linguagem nativa. Tive três aulas com o Albert, vulgo Ma Lui Suen, um chinês até que simpático que mora aqui há muito tempo, mas é para lá de Dubai de fussy, quase um autoterrorista. Todo e qualquer detalhe era notado, inclusive os centímetros que o carro estava parado do carro da frente. Senti-me praticamente aos 18 anos, no primeiro exame de carta. Ah, o exame...
Aqui na Austrália, as leis de trânsito e, mais ainda, as regras de como o motorista deve se comportar, são muito bem definidas e praticamente todos respeitam isso a todo momento, então o trânsito nem se compara, mesmo nos picos, com o estresse de Sampa City. Tive que aprender como me portar como um australiano no trânsito, já que eu sabia como era ser um paulistano, tudo isso em 3 aulas, já que cada uma custava A$ 70 e dinheiro não dá em árvore por aqui, só lorikeets and cacatuas, estes dois aos montes. Com mais umas treinadas na direção de carros de amigos (Roger and Marco, thank you so much, mates!), senti-me pronto para enfrentar o tão famoso teste.
Na última sexta-feira, 26 de fevereiro do corrente, às 3:50 da tarde, fui enfrentar o meu destino. Ah, antes o Albert passou aqui em casa, já que eu ía usar o carro da autoescola no teste (sim, você tem que levar o seu próprio carro para o teste, seja emprestado, alugado, comprado) e ele iria me acompanhando até o Rockdale Plaza, o nosso pequeno shopping local, e onde está o escritório da RTA mais próximo. Pois é, mais meia hora de autoterrorismo! Eu achei que ía ser apenas algo para relaxar e esquentar para o verdadeiro teste, mas foi mais um baque psicológico. Toda a minha sabedoria oriental foi posta à prova nestes momentos.
Chegamos lá, o Albert cuidou de toda a papelada, assinei o que tinha que assinar e ele entregou no guichê para os testes de direção. Um australiano, um pouco mais baixo que eu, com cara já de quero-ir-embora-para-casa-pois-já-é-sexta-feira, com o corte de cabelo bem similar ao meu, pegou a papelada, viu, jogou meu passaporte longe (segundo o Albert, para mim foi normal), pediu para esperar um pouco e, depois de uns dois minutos chamou para ir até o carro e iniciar o teste. Inspira, expira, inspira, expira. Uma vez controlada a ansiedade, entrei no carro, verificamos as luzes de freio, indicadores, etc e partimos.
Logo na primeira saída, fiz meu primeiro e único erro da prova, dei um sinal que não deveria ter dado. Bem, tudo bem, antes de mais do que menos :-P . Lá estava o examinador, de óculos escuros, e eu, indo para a direita, para a esquerda, vire aqui, vire ali, vai em frente. Bem, algumas coisas são diferentes: a baliza é feita com apenas um carro à frente e um quarteirão atrás; o estacionar sem ninguém, simplesmente chegar perto da guia também é feito sem nenhum carro por perto. Não é à toa que o pessoal aqui é meio ruim de baliza. Ah, e você deve olhar para trás o tempo todo e não pode usar os espelhos retrovisores para estacionar. Pelo menos no teste, porque na prática todo mundo faz isso. Vai entender!
Então, passados uns 10 minutos de teste, o examinador começa a conversar comigo, perguntando em qual lado da rua a gente dirigia no Brasil e que ele cutivava bromélias!!!! Por um momento eu pensei que ou eu já tinha sido reprovado no teste ou ele viu que na minha carteira do Brasil que a data da primeira licença era de 1986 (!!!!) e simplesmente resolveu cumprir tabela e me aprovar. Nos 20 minutos seguintes conversamos sobre várias coisas, incluindo esportes, criação de peixes, descobri que abacaxi é uma bromélia, que ele tinha dois filhos grandes e era separado, que tinha uma namorada chinesa, etc, etc. etc. Um passeio até que bem agradável e descontraído. Voltamos para o RTA, ele me pediu para esperar no carro uns minutos (tensão aumentando de novo), voltou, subimos para o escritório da RTA e, tchã, tchã, tchã, tchããããããããã, passei no teste, com louvor. Acho que as informações preciosas que dei sobre a cultura brasileira foram fundamentais para o sucesso desta empreitada :-) .
Finalizei a papelada, paguei as taxas (muito bem pagas, por sinal) e ganhei minha full licence. Na volta ainda tive mais surpresa. Quem voltou dirigindo foi o Albert, pois o próprio manual do teste diz para você não voltar dirigindo para casa, pois pode estar ou muito animado ou muito chateado com o resultado do seu próprio teste. E não é que ele é meio braço na direção??? Faça o que eu falo, não faça o que eu faço. Bem, mas agradeço imensamente a ele por colocar os padrões tão mais acima dos padrões do teste, e espero que os peixinhos e as bromélias do examinador vivam muito e prosperem.
:-D :-D :-D
Cheers!
Tatiala & Guguru
Logo na primeira saída, fiz meu primeiro e único erro da prova, dei um sinal que não deveria ter dado. Bem, tudo bem, antes de mais do que menos :-P . Lá estava o examinador, de óculos escuros, e eu, indo para a direita, para a esquerda, vire aqui, vire ali, vai em frente. Bem, algumas coisas são diferentes: a baliza é feita com apenas um carro à frente e um quarteirão atrás; o estacionar sem ninguém, simplesmente chegar perto da guia também é feito sem nenhum carro por perto. Não é à toa que o pessoal aqui é meio ruim de baliza. Ah, e você deve olhar para trás o tempo todo e não pode usar os espelhos retrovisores para estacionar. Pelo menos no teste, porque na prática todo mundo faz isso. Vai entender!
Então, passados uns 10 minutos de teste, o examinador começa a conversar comigo, perguntando em qual lado da rua a gente dirigia no Brasil e que ele cutivava bromélias!!!! Por um momento eu pensei que ou eu já tinha sido reprovado no teste ou ele viu que na minha carteira do Brasil que a data da primeira licença era de 1986 (!!!!) e simplesmente resolveu cumprir tabela e me aprovar. Nos 20 minutos seguintes conversamos sobre várias coisas, incluindo esportes, criação de peixes, descobri que abacaxi é uma bromélia, que ele tinha dois filhos grandes e era separado, que tinha uma namorada chinesa, etc, etc. etc. Um passeio até que bem agradável e descontraído. Voltamos para o RTA, ele me pediu para esperar no carro uns minutos (tensão aumentando de novo), voltou, subimos para o escritório da RTA e, tchã, tchã, tchã, tchããããããããã, passei no teste, com louvor. Acho que as informações preciosas que dei sobre a cultura brasileira foram fundamentais para o sucesso desta empreitada :-) .
Finalizei a papelada, paguei as taxas (muito bem pagas, por sinal) e ganhei minha full licence. Na volta ainda tive mais surpresa. Quem voltou dirigindo foi o Albert, pois o próprio manual do teste diz para você não voltar dirigindo para casa, pois pode estar ou muito animado ou muito chateado com o resultado do seu próprio teste. E não é que ele é meio braço na direção??? Faça o que eu falo, não faça o que eu faço. Bem, mas agradeço imensamente a ele por colocar os padrões tão mais acima dos padrões do teste, e espero que os peixinhos e as bromélias do examinador vivam muito e prosperem.
:-D :-D :-D
Cheers!
Tatiala & Guguru
Parabéns! Sei como é chata a pressão do teste. A gente que é motorista de longa data acho o maior mico rodar no teste de direção aqui.
ReplyDeleteFez por merecer! Parabéns!
Abraços, Cris e Gui