De maio a novembro é a época em que as baleias saem da Antártida e vêm dar uma passeadinha nas águas menos geladas da Austrália. É o melhor momento para vê-las bem pertinho da costa. Já tínhamos visto uma delas em abril, na viagem do feriado, mas desta vez fomos num parque nacional ao sul de Sydney especialmente para isso.
No primeiro ponto de observação, havia uma placa com a contagem das baleias e golfinhos avistados naquele dia e o acumulado desde o início da temporada. Os números eram animadores: às 11h da manhã, 4 baleias já tinham aparecido! Lá fomos confiantes de que o mar estava para peixe... ops, para baleia!
Em menos de 10 minutos conseguimos ver duas. Para os céticos e desacreditados, como Guguru, quando digo que "vi" baleia, não quer dizer que vi o corpo dela inteirinho, perfeito. Significa que vi os jatos de água que ela jorra quando respira e muitas vezes também vi a parte de cima de seu corpo, ou costas, como preferirem.
Ficamos 15 minutos naquele ponto de observação. Quando saímos, a surpresa: o número 4 já havia mudado para 9!! Uau, onde é que estas cinco passaram se só vi duas? Mas tudo bem, pelo visto o negócio está bom hoje, vamos continuar procurando!
O parque era lindo, com inúmeras formações rochosas bem diferentes. Pareciam esculturas feitas por um artista. Caminhamos bastante, fizemos picnic e até vimos mais algumas baleias. Pena que elas não estavam tão animadas quanto aquela de abril. Não conseguimos ver nenhum salto espetacular, elas só queriam mesmo nadar... Depois de algumas horas de passeio, decidimos ir embora, mas o que eu queria ver mesmo era a contagem "oficial"!
E qual não foi minha surpresa quando passamos pela placa que indicava 16 baleias avistadas! Acho que não vimos todas as 12 que passaram enquanto estávamos lá, mas valeu muito a pena! Os fotógrafos da turma até conseguiram registrar alguns "chafarizes"! Vejam as fotos aqui.
Melhor que isso só pagando um passeio de barco ou de ultraleve para vê-las beeem de pertinho, como na foto abaixo. Uau! Este passeio foi bem pago!
Cheers!
No comments:
Post a Comment