Saturday, 14 August 2010

Nunca diga nunca

Para quem não sabe, eu, Guguru que vos escrevo, joguei futebol-de-salão - depois renomeado para futsal - por mais de 20 anos, dos 11, 12 até os 32, 33 anos, naquela posição que, no esporte equivalente sobre a grama, esta nem se digna a nascer, ou seja, goleiro. Joguei no Clube Paineiras do Morumby, Esporte Clube Banespa, uma brevíssima passagem na seletiva da Sociedade Esportiva Palmeiras, além de ter jogado pela Escola Politécnica da USP e depois pelo Instituto de Matemática e Estatística da mesma USP, sem contar os times da rua, do bairro, da escola, dos amigos. Ganhei alguns campeonatos, perdi outros tantos, tendo no meu currículo, com orgulho, alguns INTERUSPs pela Poli e 3 (três!!!) convocações para a seleção paulista universitária. Tomei vários frangos, fiz defesas impossíveis, enfim,  tudo que um goleiro faz.

Pois bem...

Depois de muitas contusões e a vida pela frente se mostrando como ela é - trabajar, trabajar, trabajar - decidi me aposentar das quadras, já que os reflexos não eram mais os mesmos, as boladas doíam mais e, afinal, já não tinha mais muita motivação. Pendurei os tênis, dei todo o equipamento goleirístico e afirmei (muito forte esta frase agora) que nunca mais jogaria.

Pois é...

Dez anos depois, meio mundo longe da última quadra que me viu jogar, Rogerinho, nosso fiel escudeiro em Terras Australis, que jogava comigo no mesmo time do IME-USP e que joga toda noite de quinta-feira aqui, em Sydney, convidou-me, vejam só, para uma noite de soccer, pois o goleiro deles não poderia participar por outros compromissos assumidos. Após confabulação acalorada com minha linda e protetora cara-metade, decidi que jogaria "mais uma vez".  Fui lá, conheci o time, com gente de várias nacionalidades, inclusive australiana, e joguei. Até que para quem estava parado há 10 anos não joguei tão mal assim, mas perdemos de 10 a poucos. O placar não reflete totalmente minha performance, mas já estou acostumado, calejado e curtido com qualquer comentário que advir deste relato.

Tudo bem, tudo bom, foi legal, bacana. Passado o tempo, Roger novamente veio falar comigo sobre o esporte das multidões. Novamente o goleiro deles não poderia participar do jogo, não apenas uma vez, mas por umas três semanas. O motivo: ele foi jogar futebol de campo, na linha, e destruiu o joelho. Aviso importante: se você é goleiro e não é o Rogério Ceni, fique embaixo dos três paus, não importa aonde! Bem, então, que faço agora? Bem, veja bem, éééééé... ora pois, vou jogar. Desta vez, resolvi me equipar como antes. Fui comprar meião e joelheira, além de usar a minha calça de agasalho e camiseta de manga comprida. Queria comprar a luva de goleiro de futsal, aquela que não tem a ponta dos dedos, mas não consegui encontrar. Usaria novamente a luva de algodão que cortei a ponta dos dedos e costurei (eu mesmo) com muito esmero, porém não na rua dos Bobos, número Zero.

O jogo...

Chegamos lá, cumprimentei o pessoal novamente, uma cara nova entre os jogadores, todos felizes pois ainda teriam um goleiro à disposição. Começou o jogo, primeiro chute e Guguru faz uma defesa arrojada. Acho que a noite vai ser boa, pensei. Depois de muitos chutes a gol, fim do primeiro tempo. Nós 3 x 6 Eles. É, realmente não exatamente um primor. Segundo tempo, o time se animou, Guguru começou a falar alto como fazia sempre e os deuses da bola começaram a sorrir novamente, perdoando Guguru pela sua aposentadoria "precoce". Placar final: Nós 11 x 7 Eles. Uma vitória, de virada que é mais gostoso, como sabem. Depois do jogo, disseram que eu joguei melhor que da outra vez, que já tinha sido boa (comentem o que quiserem, não me importo :-P ) . Perguntaram se tinha jogado em outro lugar neste meio tempo. Acho que é como andar de bicicleta para mim. Você sobe na bicicleta, fica assim meio inseguro nos primeiros segundos, mas depois já sai empinando :-D . É verdade que estou muito bem fisicamente, correndo e treinando com Kettlebell regularmente, além de ter voltado a treinar Yiquan (arte marcial chinesa, mas fica para outra ocasião esta história).

Hoje achei na Internet, numa loja aqui em Sydney, a luva de goleiro da futsal. Claro, já comprei.
A tão desejada luva de futsal,
comprada no Futsalplus.com.au


Não se esqueçam: na Austrália, nunca digam nunca.

Cheers!

Tatiala & Guguru

1 comment:

  1. Puxa, Gus, nem lembrava que vc jogava futsal!! :o) Que bom que a tua performance está melhorando, espero que nos próximos jogos vc termine invicto embaixo das traves. Vou torcer aqui de POA!

    Bjs,
    Luiza (IME)

    ReplyDelete