Tuesday, 14 September 2010

Aventura na Neve

No último fim-de-semana fomos viajar para uma cidade chamada Thredbo, que fica a 500km de Sydney e é conhecida por ter neve. Sim, neve! No continente mais seco do mundo, neva! A temporada vai de junho a setembro, sendo julho e agosto os meses em que a neve atinge seu maior nível.

Saímos de casa na sexta-feira cedinho (não, não era feriado, Guguru pediu um dia de folga) e iniciamos a longa jornada até o destino. Como eram muitas horas de viagem, eu, Tatiala, comecei dirigindo. Tudo bem, tranquilo, até o início da rodovia, onde o limite de velocidade era 110km/h. Minha carteira ainda é de learner (aprendiz) e o limite máximo de velocidade permitido para um learner é 80km/h... No começo foi tranquilo, pois tinha muito carro na estrada e não dava para aumentar muito a velocidade. Mas uns 20 minutos depois, comecei a me sentir uma tartaruga no meio de uma corrida de lebres... Ao todo, dirigi uma hora, mas naquela velocidade provavelmente iríamos dormir e chegar só de madrugada em Thredbo...

Assim, decidimos que Guguru dirigiria o restante do caminho. [Pausa: a minha prova para tirar carteira de motorista definitiva já está marcada. Em breve poderei dirigir acima de 80km/h!]. A paisagem era muito bonita, a estrada boa e havia várias áreas de descanso ao longo do caminho, com mesa para picnic e toalete.

Paramos algumas vezes, uma delas em Canberra, capital da Austrália, para comer e esticar as pernas. Quase chegando em Thredbo, paramos para alugar correntes para o carro (obrigatórias nesta época do ano por causa da neve) e pegar todo o equipamento para esquiar. [Pausa: esta era a primeira vez que Tatiala veria neve e segunda vez que Guguru esquiaria].

A única parte triste da viagem toda foi a enorme quantidade de animais atropelados na estrada, a maioria cangurus. Mesmo com as inúmeras placas avisando que pode ter animais na pista, acredito que se um canguru aparece pulando na sua frente não deve dar muito tempo de desviar...

A menos de meia hora do destino, o tempo estava ensolarado e ao redor só víamos vegetação verdinha e um lindo lago. Onde estaria a neve? Deve ser pegadinha... Mas não é que tem neve mesmo? Parece que estávamos atravessando um portal, de repente a neve apareceu no alto das montanhas. Chegamos às 16h30 no hotel e estava nevando!

Colocamos as coisas no quarto e saímos para reconhecer o terreno. O hotel ficava ao lado de uma das estações de esqui, digamos que a estação era o "quintal" do hotel. Já estava escurecendo, mas conseguimos passear um pouco e até vimos um wombat passeando na neve. [Pausa: clique aqui para saber o que é um wombat].

No sábado acordamos cedo, comemos e fomos para a aventura na neve... Ainda bem que a estação era do lado! Guardávamos os esquis nos fundos do hotel, íamos de chinelo até lá, vestíamos todo o equipamento e saímos para esquiar. Eu estava bem nervosa, na verdade, desesperada... Parecia uma sessão de tortura... Como alguém conseguia se divertir esquiando? O primeiro tombo não demorou. Até que foi legal cair na neve, mas tinha um detalhe... como levanta? Demorou, porque além da dificuldade, tinha o medo de levantar e o esqui sair andando de novo, sem contar as pernas que não paravam de tremer...

Eu me sentia mais incapaz ainda quando olhava para os lados e via crianças, de todas as idades, desde 3 ou 4 anos, descendo a ladeira numa velocidade, para mim, inimaginável, e elas nem brecavam! Já está decidido: podem dizer o que for, mas nossos filhos vão aprender TUDO quando forem crianças, porque depois de velho não dá...

Para não causar nenhum acidente, eu não podia ter nada nem ninguém num raio de 20 metros de onde eu estava. Se alguém parasse perto, eu brecava e ficava parada até a pessoa se mover! Após a quinta queda, a graça de cair já tinha acabado. Eu só pensava que queria fazer um boneco de neve ou ficar brincando de guerra de neve. Deixei meu professor particular, Guguru, se divertir um pouco, porque afinal estávamos lá para esquiar (ou pelo menos tentar)! O dia foi longo, mas à tarde consegui fazer o meu primeiro boneco de neve e relaxar um pouco enquanto Guguru aprimorava sua técnica.

No domingo, firme e forte, acordei e fui esquiar novamente. Como dizem que a prática leva à perfeição, tudo estava mais fácil e no fim da manhã até conseguia fazer curva e desviar das pessoas! Ufa, acho que podemos voltar no ano que vem para esquiar de novo!

Na volta para casa ainda paramos novamente em Canberra e tiramos algumas fotos da Floriade, exposição de flores que marca o início da primavera. A viagem não poderia ter acabado melhor!


Clique para ver fotos de Thredbo e da Floriade.

Cheers!

No comments:

Post a Comment