Tuesday, 22 June 2010

Baleias!

De maio a novembro é a época em que as baleias saem da Antártida e vêm dar uma passeadinha nas águas menos geladas da Austrália. É o melhor momento para vê-las bem pertinho da costa. Já tínhamos visto uma delas em abril, na viagem do feriado, mas desta vez fomos num parque nacional ao sul de Sydney especialmente para isso.

No primeiro ponto de observação, havia uma placa com a contagem das baleias e golfinhos avistados naquele dia e o acumulado desde o início da temporada. Os números eram animadores: às 11h da manhã, 4 baleias já tinham aparecido! Lá fomos confiantes de que o mar estava para peixe... ops, para baleia!

Em menos de 10 minutos conseguimos ver duas. Para os céticos e desacreditados, como Guguru, quando digo que "vi" baleia, não quer dizer que vi o corpo dela inteirinho, perfeito. Significa que vi os jatos de água que ela jorra quando respira e muitas vezes também vi a parte de cima de seu corpo, ou costas, como preferirem.

Ficamos 15 minutos naquele ponto de observação. Quando saímos, a surpresa: o número 4 já havia mudado para 9!! Uau, onde é que estas cinco passaram se só vi duas? Mas tudo bem, pelo visto o negócio está bom hoje, vamos continuar procurando!

O parque era lindo, com inúmeras formações rochosas bem diferentes. Pareciam esculturas feitas por um artista. Caminhamos bastante, fizemos picnic e até vimos mais algumas baleias. Pena que elas não estavam tão animadas quanto aquela de abril. Não conseguimos ver nenhum salto espetacular, elas só queriam mesmo nadar... Depois de algumas horas de passeio, decidimos ir embora, mas o que eu queria ver mesmo era a contagem "oficial"!

E qual não foi minha surpresa quando passamos pela placa que indicava 16 baleias avistadas! Acho que não vimos todas as 12 que passaram enquanto estávamos lá, mas valeu muito a pena! Os fotógrafos da turma até conseguiram registrar alguns "chafarizes"! Vejam as fotos aqui.

Melhor que isso só pagando um passeio de barco ou de ultraleve para vê-las beeem de pertinho, como na foto abaixo. Uau! Este passeio foi bem pago!


Cheers!

Monday, 21 June 2010

Caranga Nova!

Junho é o último mês do ano fiscal na Austrália. É o melhor período do ano para ir às compras, as ofertas são tentadoras. Como a Little Home é praticamente nova, Guguru sugeriu pesquisarmos algo mais ousado... Que tal um carrinho?

Sábado de sol, lá se vão Tatiala e Guguru, de carona com o santo Rogerinho, visitar uma concessionária. A ideia era pesquisar e negociar em três delas. Digamos que a ideia não durou muito... Claro, o vendedor queria a todo custo vender. O casal tinha um valor máximo que queria gastar, mas o carro dos sonhos estava além do budget... Após fervorosa negociação, o casal já tinha agradecido a atenção se despedido umas quatro vezes...

O vendedor deu seu lance final, como se fosse O negócio da China. Tatiala, claro, estava inconformada, pois o preço era acima da expectativa e ainda alguns opcionais tinham sido tirados para abaixar o preço. Guguru queria tanto aqueles opcionais... Ela pensou, pensou, fez contas, conversava mentalmente com Guguru (que não deve ter captado nada), criou coragem e fez a proposta final. Seguiram-se momentos de muita tensão. Tatiala não sabia o que tinha feito, pois Guguru olhava para ela com a boca aberta e sem falar nada. O vendedor, idem. Ela pensou: "Ops, acho que fiz bobagem...".

O vendedor respirou fundo, anotou o lance final, levantou e disse: "Vou ter que falar com o gerente, mas já digo que acho impossível ele aceitar". Após cinco longos minutos, ele veio com a feliz notícia de que o casal sairia de carro novo! Pasmo, mas feliz, Guguru agradeceu. E Tatiala ficou aliviada...

Após quase sete meses em Terra Australis, Tatiala e Guguru podem agora passear pelas ruas de Sydney a bordo de uma bela caranga!



Cheers!

Inspiração e Renovação

Inspirada em minha amiga Cris, autora do blog "Na Trilha do Canguru", decidi mudar a roupa do nosso blog.

Em homenagem ao inverno que se inicia no hemisfério sul, escolhemos esta nova cara. E a belíssima foto do Sydney Opera House foi tirada pelo Guilherme, marido da Cris.

Esperamos que gostem!

Sunday, 20 June 2010

Cidade luz

Neste mês de junho está acontecendo um festival de luzes e música, chamado Vivid Sydney. O ponto alto do festival é o show de luzes que acontece no famoso Sydney Opera House e em monumentos como o Parlamento, a igreja St Mary's, a biblioteca do estado de New South Wales e o conservatório de música, todos ao longo da Macquarie Street. E como é de graça, é claro que Tatiala e Guguru não deixariam de visitar!

Bem que dizem que depois da tempestade vem a bonança... Após um início de mês BEM molhado, a chuva não dando trégua, finalmente o tempo melhorou e o casal pôde ir tranquilamente apreciar a beleza da cidade iluminada... Iniciaram a jornada com uma encenação no The Rocks, a céu aberto, nada muito espetacular. Mas depois Tatiala quis ficar MUITO tempo tentando tirar fotos do Opera House, que mudava de cor constantemente. Não foi um trabalho muito fácil, já que para tirar boas fotos à noite é claro que um tripé é essencial e uma boa máquina também ajuda... Mas tudo bem, Tatiala se contenta com sua simples maquininha...

O que é ficar quase uma hora congelando no frio de 10 graus, com vento, agachada e as pernas adormecendo, com a máquina apoiada na mureta? Mamão com açúcar! Tadinho de Guguru... não basta ser marido, tem que participar! Congelou junto, mas em pé. A recompensa? Umas 4 fotos "razoáveis"... Mesmo assim, adivinha? Tatiala foi embora feliz da vida!

Depois destes minutos de puro sacrifício (intermináveis do ponto de vista de Guguru), Tatiala e Guguru caminharam pela Macquarie Street. Desta vez foi um pouco mais fácil tirar fotos, porque não precisava dar zoom... Estas ficaram um pouco melhores.

Como são muitas fotos, eis algumas.


Sydney Opera House


Sydney Opera House


St Mary's Cathedral

Gostou? Então clique aqui para ver mais!

Cheers!

Sunday, 13 June 2010

Pula fogueira iaiá...

Sim! Aqui também temos Festa Junina! E completa, com direito a todos os quitutes juninos, música caipira e brincadeiras para as crianças! Bolo de milho, doce de abóbora, pé-de-moleque, paçoca, bolo de fubá, quentão, vinho quente... Huuuummmmm... Pescaria, corrida do saco, derruba-lata... Para nenhum caipira botar defeito!

Infelizmente a fotógrafa estava ocupada em ajudar as crianças nas brincadeiras, então não temos muitas fotos... Mas eis "cumadre" Tatiala e "cumpadre" Guguru:


Wednesday, 2 June 2010

Companheiro de Corrida

Há algum tempo, Guguru voltou de seu treino diário de corrida pelo bairro e contou que tinha encontrado um companheiro. Ele estava passando na esquina do parquinho aqui em frente e notou que "algo" o acompanhava... Quando viu, era um coelho, cinza, que corria a seu lado!

O episódio se repetiu por mais uns dois dias e depois parou. Tatiala, claro, estava doidinha para ver o coelhinho, mas ele nunca aparecia para ela... Depois de tanto tempo, os dois já tinham se esquecido que o bichinho existia, até que semana passada, Tatiala estava fazendo exercício e... o coelho apareceu!!

É cômico, só filmando para acreditar. Tatiala dobrou a esquina e o coelhinho começou a correr atrás dela. Ele corria uns 4 segundos e parava. Depois recomeçava. Claro que Tatiala ficou encantada, então resolveu ir e voltar inúúúúúmeras vezes só para ter o bichinho por perto! :-)

A conclusão depois de tantas idas e vindas foi: não adiantava andar, tinha que correr para ele acompanhar. Ou pelo menos fingir, pois às vezes Tatiala apenas trotava sem sair do lugar só para o coelhinho alcançá-la. E funcionava! Foi então que Tatiala pensou: "Preciso escrever isso no blog... Mas ninguém vai acreditar..." Então ela saiu correndo para casa, pegou a máquina fotográfica e voltou, na esperança que seu amiguinho ainda estivesse lá. E como fazer para ele aparecer? Vamos correr! Tatiala correu de novo e... lá estava de volta o bichinho! Tatiala conseguiu chegar pertinho dele e registrou a prova:




Depois de uns 2 minutos, uma senhora que não irei mencionar a nacionalidade, pois podem dizer que estou sendo preconceituosa, chegou perto com a sutileza de um hipopótamo e... espantou o coelho, claro! Ainda bem que as fotos já tinham sido tiradas. Tatiala viu a velhinha ir atrás do coelhinho e apenas rezou para que o bichinho não virasse almoço...

Cheers!

Thursday, 13 May 2010

Um pouco de cultura musical

Ontem fomos a um concerto de Mozart, oferecido pelo council de Kogarah (onde moramos) e o melhor: de graça! Foi muito legal, 70% do auditório era composto pela melhor idade, com seus cabelos brancos e bengalas.

Já nos inscrevemos no próximo, que será em agosto e apresentarão musicais da Broadway. O legal é que são dois dias, no primeiro eles dão uma palestra contando a história do tema que será apresentado/tocado no outro dia. Infelizmente não participamos da palestra sobre Mozart...

No fim ainda teve coquetel com direito a vinho!

Ah, detalhe: a apresentação começou 18h e 19h30 já estávamos em casa, pois foi no auditório do prédio onde Guguru trabalha... :-)

Cheers!

Tuesday, 11 May 2010

Tarde Avermelhada

Às 13h estávamos almoçando e notei que a luz do sol estava alaranjada. Quando olhei, havia uma nuvem, parecida com poeira, na frente do astro-rei.

Fiquei imaginando se não seria outra tempestade de areia, como a que teve em setembro passado (clique aqui para ver fotos). Saí na varanda e notei um cheiro esquisito, um pouco de poeira mas parecia ser algo queimando...

Entrei na Internet para checar o que poderia ser, mas não encontrei nada.

A tarde foi avançando e a luz do sol tornava-se cada vez mais avermelhada. Uma cena linda! O mais engraçado é, tirando esta "nuvem", o céu estava de brigadeiro, limpinho! Olhem as fotos, foram tiradas às 15h20.


Sol encoberto pela estranha nuvem


Céu encoberto de um lado...


...e o céu azul do outro lado!

Estava eu aqui, pronta para publicar este post, quando decidi pesquisar de novo na internet... E não é que encontrei?! Ocorreu uma queimada em Blue Mountains, noroeste de Sydney!! Na verdade, esta foi uma queimada "proposital", para reduzir as chances de uma queimada maior e sem controle. O único detalhe é que eles não esperavam a quantidade de fumaça gerada e os ventos fortes que estavam passando por lá... Mas segundo os bombeiros, está tudo sob controle. A notícia está aqui como prova! Inclusive vou mandar minhas fotos para eles! ;-)

Cheers!!

Friday, 7 May 2010

Dona Aranha

Hoje, Tatiala acordou feliz e contente com o início da sexta-feira. O dia estava lindo, sol brilhando, céu azulzinho, sem nuvens e os pássaros cantando como sempre. Ela levantou-se e preparou-se para fazer exercícios na rua. Guguru já tinha saído para sua corrida, então ela apressou-se para conseguir alcançá-lo. Entrou na cozinha para comer algo e... parou. Lá, na parede, ao lado do microondas, estava D. Aranha... Era enorme!!! Tatiala ficou branca...

O que fazer? Jamais chegaria perto daquele aracnídeo... Talvez Guguru já estivesse voltando para casa... Tatiala então decidiu ficar na sala, a uma distância bem segura, apenas observando o imenso animal... Nos poucos momentos em que se ausentou, foi para providenciar o material necessário para que o corajoso Guguru pudesse capturar a visitante.

A vigilância durou eternos 15 minutos. Guguru chegou em casa e, munido de todo equipamento possível, encurralou D. Aranha, prensou duas de suas oito patas e conseguiu capturá-la. Guguru, muito otimista, disse que ela estava morta. Tatiala, sempre alerta, disse que não era possível ela ter morrido com apenas duas patas prensadas... Mas de qualquer forma ele teria que jogá-la bem longe de casa.

Guguru decidiu levar o corpo para o parquinho em frente ao prédio. Quando ele foi jogar os restos mortais no lixo... D. Aranha pulou! (Ufa, ainda bem que Tatiala não estava lá para presenciar a cena...) Guguru pensou nas criancinhas que brincam diariamente no parque e logo decidiu que D. Aranha não poderia ficar viva... Conta a lenda que Guguru pegou uma pedra e com um golpe certeiro encerrou a vida daquele ser que só deve ser amado pela própria mãe. Com certeza D. Aranha poderá ser algo melhor na próxima vida...

Guguru, que já era o herói de Tatiala, agora está bem próximo do título de Salvador! ;-)

Eis a foto de D. Aranha. Estima-se que ela tinha uns 8cm, dado que o azulejo mede 15cm x 15cm.


Cheers!

Wednesday, 5 May 2010

Só aqui!

Só na Austrália você...

... pega um cineminha em plena terça-feira, após o trabalho, na sessão das 18:10h!

... entra no cinema com sacolas de supermercado, cheias de papel higiênico e outras coisas, e ninguém nota!

Só aqui mesmo...