Tuesday, 20 July 2010

A fila que não tinha

Ou 'Como ficar impressionado, de novo, com as coisas que existem pelo mundo brasilis e o mundo australis'

Guguru precisava autenticar uma cópia da identidade para solicitar o registro do carro novo. Antes de tudo, era necessário descobrir onde fazer isso. Afinal de contas, o referencial que tínhamos era este: um cartório, com muita fila e funcionários mal-humorados trabalhando no ritmo que lhes convêm.


Pois qual não foi a surpresa quando descobrimos que para autenticação, não é necessário ir a um cartório. Existem pessoas espalhadas por todo canto, chamados "judges of peace" (juízes de paz) que fazem o trabalho.

O mais próximo de casa (5 minutos caminhando) é um tribunal onde um funcionário faz plantão das 9h-16h, de segunda a sexta-feira, exceto quarta-feira.

Chegamos no horário do almoço. Surpresa! Uma pessoa que estava sendo atendida já estava de saída e éramos os próximos. O juiz, muito simpático, mandou entrar, sentar e pedimos para ele autenticar o xerox. Ele carimbou, conversou um pouco sobre o tempo, que estava frio, e em 60 segundos estávamos indo embora. Detalhe: este serviço não é cobrado.

Mais uma das coisas surreais que você só encontra aqui...

Cheers!

Tatiala & Guguru

2 comments:

  1. O mais legal eh quando o JP trabalha em uma loja de conveniencia, em uma farmacia ou em uma news agency.
    Pelo menos lah no escritorio temos 3 JPs, "cartorio" no escritorio!

    Abs aos dois.

    ReplyDelete